Os Grupos Voluntários de Busca e Salvamento

Os GVBS são grupos de pessoas comprometidas com a prática segura de atividades de aventura. São compostos por voluntários, com o objetivo de atuar na prevenção de acidentes, apoiar ações diversas relacionadas a segurança, conscientizar turistas e praticantes, e ajudar na busca e salvamento de pessoas envolvidas em acidentes. Agem em estreito alinhamento com as instituições responsáveis pela segurança pública e salvamentos, com voluntários treinados para ajudar a diminuir o tempo de resposta a eventuais acidentes.

 

Quem pode Participar

Os Grupos são formados e mantidos por integrantes da comunidade. Todos os interessados podem participar. O conhecimento técnico é fundamental, mas não é preciso ser médico, esportista ou guia e nem ter habilidades especiais para fazer parte. Os GVBS são compostos por diversas pessoas, colaborando em variadas funções, inclusive na área gerencial. Todos têm fundamental importância, desde as pessoas que atende os telefonemas, até quem realiza as ações de busca e salvamento.

 

Etapas de Estruturação dos GVBS

Os GVBS são estruturados a partir das etapas abaixo:

 

Seminários Técnicos

Reunião de diagnóstico realizada em cada um dos destinos, sendo o inicio da mobilização para os GVBS.

 

Oficinas de Estruturação

Oficinas com duração de 16 horas para identificar os atores locais, validar o interesse e as necessidades da criação de um GVBS e definir as ações prioritárias para a formalização.

 

Assessoria jurídica para a formação dos GVBS

Com a formalização dos grupos, ficão mais fortalecidos. O objetivo é que se estruturem como um Núcleo de Defesa Civil (NUDEC), vinculados a coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CONDEC). Assim, ganham mais legitimidade em suas ações.

 

Oficina de Planejamento

Oficina com duração de 16 horas para realizar o diagnostico participativo da realidade local de salvamento e resgate e para assessor o processo de planejamento do grupo.

 

Curso para coordenadores de GVBS

O curso é oferecido para dois coordenadores de cada destino, ministrado por especialistas e baseado no Manual de Criação e Organização de GVBS para o turismo de aventura, contendo, também, fundamentos de busca e salvamentos.

 

Cursos técnicos de Busca e Salvamento para voluntários

São adequados à realidade dos ambientes naturais e das atividades oferecidas em cada destino.

 

 

apoio: